Quanta água Está no Corpo Humano

Posted on

Quanta água Está no Corpo Humano – Uma porcentagem significativa do corpo humano é água. Então, quanta água está no corpo humano? Os percentuais variam dependendo da idade da pessoa e da quantidade de gordura armazenada no corpo.

A porcentagem total de água que compõe o peso de um bebê recém-nascido pode chegar a 75-78%. A porcentagem de peso da água irá diminuir gradualmente ao longo da vida de uma pessoa, mas vai cair mais nos primeiros 10 anos de vida.

Quanta água Está no Corpo Humano

Ao contrário do que se pode pensar, o tecido adiposo contém menos porcentagem de água por volume do que o tecido muscular. Um quilo de músculo tem mais água do que um quilo de gordura. Portanto, quanto menos magra é uma pessoa, menos o peso corporal é composto de água. Na obesidade extrema, a porcentagem de água no corpo foi medida chegando a 45%.

Devido à fisiologia, uma mulher adulta média, em forma e com bom aspecto geralmente tem um pouco mais de tecido adiposo do que um homem com aptidão e idade semelhantes. Quando este macho adulto maduro pode ter, em média, cerca de 60% de peso de água, esta fêmea pode normalmente ter entre 56-58% de peso de água, em média. De acordo com as diferenças fisiológicas de gênero, o peso corporal de uma mulher adulta em boa forma e em bom estado terá uma porcentagem muito maior de água do que o peso de um homem adulto obeso fora de forma.

 

Como a desidratação afeta o corpo

A desidratação torna-se perceptível quando se perde cerca de 2% do seu volume normal de água. Pode ser causado simplesmente por longos períodos sem beber fluidos, mas seu corpo vai perder água muito mais rápido durante o esforço físico ou exercício.

Os efeitos da desidratação podem incluir sede, dores de cabeça, urina anormalmente de cor escura, tontura e delírio, baixa resistência, diminuição da pressão arterial, levando a batimento cardíaco acelerado, aumento da temperatura corporal e, em casos extremos, inconsciência e morte.

 

 Onde a água reside em nossos corpos?

Quanta água está no corpo humano e onde ela existe? Os hormônios ajudam a regular o volume de água no corpo. A água é distribuída entre o líquido intracelular (dentro das células) e o extracelular (fluido corporal fora das células). Esta relação é de aproximadamente dois terços (2/3) intracelular, ou cerca de 63%, para um terço (1/3) extracelular.

Seu sangue representa cerca de 8% do seu peso corporal. O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, células plaquetárias e plasma. A água é um constituinte dos três tipos de células sanguíneas, mas o plasma é o fluido sem células, no qual as células sanguíneas são normalmente suspensas. O plasma é composto de 93% de água e é cerca de 1/5 do líquido extracelular no corpo.

O fluido intersticial (fluido tecidual) é o fluido que envolve e banha as células por todo o corpo. Este fluido ajuda a movimentar os nutrientes por todo o corpo e ajuda a remover resíduos dele. O fluido intersticial compõe quatro quintos (4/5) de todo o fluido extracelular no corpo. Em média, um adulto tem cerca de 2,9 galões americanos de líquido intersticial.

O líquido transcelular é responsável por cerca de 2,5% da água dentro do corpo. É um fluido extracelular que banha o sistema nervoso central, forma os fluidos oculares e articulares e é o principal fluido na urina que ajuda a eliminar resíduos e contaminantes do corpo.